quinta-feira, 21 de abril de 2011

"Não sabendo que era impossível, ele foi lá e fez"

Essa frase que titula o presente texto é atribuída a Jean Cocteau, e parece que tem sido o lema do meu querido Fluminense nas últimas temporadas.  Um time sempre propenso e disposto a contrariar estatísticas e prognósticos.

Ontém não foi diferente.  Chegou à última rodada da fase de grupos da Copa Libertadores da América com apenas 8% de chance de prosseguir na competição.  Mas entrou em campo determinado a fazer a sua parte para que os 8% se transformassem em 88%.  Como todo bom vencedor, além de fazer sua parte, precisou contar com a sorte.  A vitória de 4 x 2 sobre o Argentinos Juniors, aliado ao empate entre América do México com o Nacional (do Uruguai) foi o bastante para manter o tricolor carioca na competição.

E mais uma vez comprovou que com luta e determinação é possível superar barreiras que pareciam intransponíveis e alcançar objetivos que se mostravam tão distantes.  Registre-se que o jogo se deu na Argentina, em um clima de extrema pressão, quase beligerante.

Esse exemplo que nos é dado pelo futebol tem aplicação em nossas vidas.  Porque muitas vezes a situação em que nos encontramos também é de ausência de perspectivas.  Quando estamos prostrados, os problemas se agigantam diante de nós.  É preciso muita força para superarmos e vencermos nesses momentos em que a luta parece inglória.

Mas é aí que entra a mão de Deus.  Quando confiamos no Senhor, Ele não apenas nos sustenta, mas nos ergue, nos dá nova visão, nova perspectiva, novo ânimo, disposição renovada e a certeza da vitória.  É por isso que o Apóstolo Paulo afirmou "...quando estou fraco então sou forte." (2 Coríntios 12.10). Porque era justamente no momento em que se sentia fraco e impotente é que ele aprendia a buscar e a confiar mais em Deus, exercitando verdadeiramente a sua fé.

Parafraseando Jean Cocteau e adaptando-o ao ensinamento bíblico, peço a Deus que eu tenha como lema o seguinte: "sabendo que em Cristo nada é impossível, eu farei". Amém.

Nenhum comentário: