quarta-feira, 24 de dezembro de 2008

25 de dezembro e o Natal


Fui questionado por um amigo acerca da celebração do Natal. Me perguntou se eu acreditava que Jesus tinha nascido em 25 de dezembro. Respondi-lhe que, segundo alegam os estudiosos, há evidências de que Jesus não nasceu em dezembro. A Bíblia não fornece muitos detalhes a respeito, mas é sabido que no mês de dezembro o inverno é rigoroso naquela região. O mais provável é que tenha sido em meados de outubro.

Então ele insistiu: por que então celebram o Natal? Você sabia que tem "origens estranhas" (penso que ele queria fazer referência à origem pagã)? E me dei conta que algumas denominações evangélicas, e outras seitas pseudo-cristãs não celebram o Natal.

O dia 25 de dezembro não é o Natal. É um marco de celebração. Poderia ser dia 15 de outubro, ou no lindo dia 08 de março (meu aniversário). A data é o que menos importa. O que é relevante, mesmo, é o fato em si: o Natal. E sempre que alguém entrega a sua vida a Jesus Cristo, transformando o seu coração em uma manjedoura (que com toda humilade, abriga o Senhor), aí ocorre o Natal da Bíblia. O verdadeiro Natal.

Não há pecado - muito pelo contrário - em aproveitar uma data convencional (25 de dezembro) para proclamar a mensagem salvadora de Jesus e, através dessa pregação, colaborar para a existência do verdadeiro Natal na vida dessas pessoas. É uma bela estratégia. Afinal, nessa data há um constante apelo à paz. E sabemos que só Jesus pode dar a Paz. Como Ele mesmo disse: "Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou..." (João 14.27). Ele é o Príncipe da Paz (Isaías 9.6)!

Por isso que, na minha visão, em que pese o óbvio apelo comercial que se faz em torno da data natalina, desvirtuando o enfoque espiritual, bem como o fato de se tratar de convenção humana, nada há de errado em celebrarmos no dia 25 de dezembro... pecado é desperdiçarmos as oportunidades que temos de levar pessoas ao conhecimento de Jesus e à experimentação do verdadeiro Natal. Esse é o maior de todos os presentes.

Feliz Natal!

Nenhum comentário: